segunda-feira, 3 de março de 2014

Gastrópodes

   Os gastrópodes (Gastropoda, do grego gaster, estômago + pous, podos, pé) constituem uma grande classe de moluscos: lesmas, caracóis e caramujos definida pela primeira vez por Georges Cuvier em 1797 , sendo a mais bem sucedida dentro do seu filo. Conta com cerca de 60 mil a 75 mil espécies atuais que incluem os caracóis e lesmas terrestres, bem como um grande número de formas marinhas e de água doce . O registo fóssil dos gastrópodes é igualmente abundante.
   Os primeiros gastrópodes  surgiram em ambiente marinho, no Câmbrico superior e diversificaram-se rapidamente. No Ordovícico o grupo estava já presente numa grande variedade de ambientes aquáticos, incluindo de água salobra e doce, mas ao longo de todo o Paleozóico a classe dominante de moluscos foram os bivalves.
   O primeiro exemplo de gastrópode terrestre surge em níveis de carvão do Carbónico da Europa, mas até ao Mesozóico estas formas são raras. O género Helix, que inclui as espécies mais familiares de caracol durante o Cretácico.
   No início do Cenozóico, marcada pelo evento KT, os gastrópodes tornam-se muito abundantes e mais diversificados, com todos os grupos atuais já individualizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário